terça-feira, setembro 21, 2010

Era uma porta... virou um quadro de imãs!

Móveis antigos sempre estão ali a espera de uma reforma e sinceramente não há nada melhor que eles... as vezes é melhor reformar um sofá bom, com uma boa estrutura (e nesses casos você pode inclusive alterar braços e encosto) que comprar esses móveis novos feitos de madeira mal tratada e pouco resistente.

Aqui o achado foi um armário! Uma porta ficou toda destruída mas o armário em si e uma das portas estava em "quase" perfeito estado. A parte do armário virou uma estante de livros e por sorte ele inclusive já era todo estruturado por dentro e a porta... a porta virou um painel de imãs.

Super fácil de fazer!
Aqui virou um painel com jogos de imãs para adultos mas pode virar uma versão infantil e quem sabe fazer uma pintura divertida no fundo.



A Tinta
A tinta é um Primer especial que tem a capacidade de reter pequenos imãs, isto é, aqueles tipo uma folha de borracha, flexíveis. Aqueles de geladeira são pesados demais.
O Primer te dá uma versátilidade muito legal, pode ser recoberto com outra tinta e cria alternativas muito legais para paredes, cantinhos sobre escrivaninhas, prender recados ou o que sua criatividade mandar!

Imãs
Uma alternativa para as crianças é comprar uma "manta magnética" em lojas especializadas (vende a metro +/- R$7,00). Elas possuem um lado adesivado para poder colar qualquer coisa ou seja você pode transformar os desenhos em imãs, imprimir fotos, criar letras para as crianças que estão alfabetizando... são inúmeras as alternativas.
Aqui no Rio encontramos dois fabricantes e consequentemente algumas diferenças sutis... o mais caro (algo em torno de R$2,00 a mais o metro linear) e mais pesado adere melhor.
Olha que ideia bacana para bebes achei procurando na net!
A foto veio deste site. Simplesmente formas geométricas para os babys construirem castelos e todas as fantasias imagináveis.

Dicas de execução
1. Limpar e dar uma lixada na peça por inteiro. Retirar tintas antigas caso seja necessário...
2. As peças soltas foram presas e preenchidas com uma massa feita de cola e serragem de madeira. O ideal é fixar essas peças até estarem absolutamente secas.
3. Utilize rolinho para o Primer, a tinta ficará uniforme. Pessoalmente capricho nas mãos de Primer mas cuidados em paredes para não destacar demais qdo for pintado pois as vezes se nota uma ténue linha.
4. Para fixar na parede vc pode comprar o suporte em lojas de material de construção ou quadros já prontos ou fazer um com dois pitões e arame como nos quadros antigos.
5. Agora basta criar seus imãs...


Obs: Pitão, Escapula e Gancho... não é o Capitão Gancho e os piratas mas nomes de parafusos usados na fixação de objetos. Para não se perder segue o esquema!

1o. Escapula
2o. *a bucha nem precisa, né?!
3o. Gancho
4o. Pitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário