sexta-feira, setembro 17, 2010

Chás plantados

Estar em contato com a natureza, reduzir o resíduo gerado e usar alternativas para produtos industrializados é algo de extrema importância hoje em dia. Estamos em um estagio onde ou alternamos totalmente a nossa pratica ou o ser humano cavará sua própria inexistência na terra, dele e de infinitos outros seres vivos causando um pulo na evolução. Se não mudarmos...
Bom, se a mudança está em pequenos atos... vamos ver como produzir chá sem sacanear a natureza e ainda nos remetendo ao trabalho com a terra!

Chás processados
Os chás são infusões de plantas e agua quente! Para isso toda semana compramos caixinhas onde parcas porções recebem mil embalagens e consomem energia absurda. Um saquinho de chá tem o seu próprio invólucro, o envelope de papel que protege o saquinho, a caixinha, o plástico da caixinha, a caixona que carrega caixinhas... aiai até doeu!!!




Chás feitos em casa
Os chás podem ser feitos por cocção ou infusão. Na cocção a planta "cozinha" na agua fervente. Esse sistema normalmente utilizamos para raizes, cascas e sementes, como por exemplo o gengibre. Na infusão deixamos a planta abafada por aproximadamente 10/15 minutos . Esses sistema utilizamos para as folhas e flores, secas ou frescas.  Não use chás guardados por mais que um dia, mesmo gelado pois ele entra em processo de fermentação. Para chás gelados, mantenha-os sempre frescos.

Se você possui uma janela para o sol pode ter seu chá fresco sem a necessidade desse processo industrial todo. Faça vasos alternativos com latas, garrafas pet e coloque em cachepôs de alumínio para ficar bonitinho, utilize a criatividade e também use de sapateiras velhas a varais de roupa para jardins suspensos. Contudo há a opção tradicional também de vasos de plástico mas inventar é muito mais divertido!
As plantas crescem se tiverem espaço para suas raízes, se puder dispor de alguns vasos maiores para plantas mais espaçosas, tanto melhor!

Então o que você pode plantar?

Erva Cidreira
(Melissa officinalis)
Combate a ansiedade e depressão. Indicada para cortes, picadas de insetos e febre.
As folhas quando esmagadas exalam um cheiro de limão. Atribuem a Melissa as propriedades: relaxante, antiespasmódica, aumenta a sudorese, antiviral e tônico para os nervos.
Poucas folhas fazem um chá bem escuro e de excelente odor.
A Planta ramifica bastante sendo bem rústica, apresenta umas flores roxinhas bem pequenas e folhas grandes.

Gengibre
(Zingiber officinale)
Alivia enjoos em viagens, náuseas. Estimula a circulação e baixa febre.
As propriedades do gengibre são: antiemético, estimula a circulação, inibe a tosse, antinflamatório, anti-séptico
O gengibre, por ser uma raiz que se alastra precisa de vasos maiores. A planta tem folhas compridas e flores que atraem passarinhos e beija-flores.
Seu chá esquenta a alma!

Você ainda pode plantar Capim limão, Alho, Camomila, Hortelã, Romã, Tomilho, Carqueja... Isso algumas das ervas que servem "também" para chás pois ainda temos as alternativas mais de uso para culinária, ou uso tópico e até óleos essenciais, gargarejos e por aí vai. Nos mercados de plantas achamos algumas ervas até com nome de remédio como Doril ou Novalgina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário