Quem escreve...

O Curupira

O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e de origem ligada sempre a natureza. O Curupira é mais uma dessas lendas onde o personagem central está ligado a mata e neste caso mais ainda: um defensor!
O Curupira, uma criaturinha de baixa estatura, cabelos de fogo e pés invertidos, habita as matas e sua função é proteger a fauna e a flora das florestas. Seus alvos principais são os caçadores e lenhadores alem de outros destruidores da mata, sempre de forma predatória.
O Curupira silva e grita assustando os inimigos da floresta criando tambem ilusões afim de colocar o medo em seus corações e que nunca mais retornem a mata. Os caçadores nunca acham o Curupira pois sempre seguem a trilha inversa deixada pelos seus pés tortos alem de ser muito veloz. Um ser humano jamais alcançaria um Curupira, seja pela velocidade, seja no conhecimento da mata. Uma brincadeira adorada pelo Curupira é fazer os caçadores se perderem pela floresta, através de seus encantamentos e ilusões e se divertir vendo-os, atordoados, sem saber por onde ir.
Mas o Curupira não coloca só o medo no coração dos homens mas tambem acredita que os pequenos podem ser salvos dessa maldição contra a floresta. leva crianças para morar com ele na mata e ensina tudo sobre a floresta e como preserva-la devolvendo-os jovens, depois de 7 anos, as familias

As lendas são formas míticas de se levar a cultura a um povo, normalmente rudimentar. Os índios e comunidades remotas, em sua simplicidade e estreito contato com a natureza, carregam seu mito já a preocupação com a natureza... Acho que eles só não imaginavam que o Curupira ia ter que lutar contra madeireiros poderosos, caçadores estrangeiros, mineradores, até as faarc! Haja invasor na floresta!!!


A Curupira


Por aqui, um pouco Curupira, vou deixando minhas idéias, minhas palavras!

Arquiteta de formação com ênfase ambiental e Design, sempre tive um contato muito estreito com a mata e o mar. Procuro levar todo dia alguma pequena atitude que possa mudar o mundo. Pretensioso? na verdade não pois o mundo não se muda pelas grandes coisas mas em pequenas atitudes diárias, incorporadas, capazes de serem consolidadas para o bem. Coisas simples como a preocupação com os resíduos, plantar arvores, a ética, a gentileza... alias "gentileza não gera gentileza"?! Assim também é com muitos aspectos da vida. É como a teoria da Janela Partida onde o meio também influencia as pessoas e suas atitudes, um espaço mais cuidado, uma conduta mais ética favorece que as pessoas ao seu redor também ajam assim... O cuidado com o próximo, com o espaço é cuidar diretamente de nós também.


O Blog

Natureza, meio ambiente, arquitetura, arte, paisagismo, ecologia, as vezes um pouco de política e quem sabe até gastronomia. Aqui você vai achar de tudo um pouco, entre e divirta-se!