sexta-feira, maio 27, 2011

Uma fonte singela.

Paisag. Gigi Botelho
Fontes em um país tropical como o Brasil tem um charme a mais pois alem da beleza traz um frescor ao ambiente e ainda atrai, dependendo de onde for localizado e sua finalidade, animais muito simpáticos.
No Feng shui fontes tambem atraem prosperidade e plantas e animais o bom Chi... ou seja, de todos os lados só vantagens!
Ahhh mas há desvantagens tambem... uma fonte em uma área aberta pode ser um foco excelente para mosquitinhos o que podemos contornar facilmente utilizando peixinhos. Pode-se criar realmente um sistema apto  a diversas espécies ou utilizar, em fonte mais simples porem capazes de suportar, peixes chamados barrigudinhos. Um barrigudinho chega a comer 100 larvas de aedis por dia!



Em Sampa uma empresa criou tambem uma fonte diferente, dessa vez para os cachorros das redondezas e da própria empresa. O resultado: um luxo canino e um exemplo que existe gente bacana por aí!


Bom, mas vamos a minha fonte...


Toda vez que vou a Chácara Tropical no Itanhangá (Barra-RJ) fico namorando a profusão de vasos com pequenas alfaces d'agua e peixinhos que acabei por fazer um pequeno enquanto não monto um grande, um projeto que acalento. Bom, aqui vai o processo de montagem:

1. Vaso e sistema de esgotamento:
O Vaso deve ser do tipo esmaltado pois adquirem propriedades mais resistentes a agua quando cozidos em altas temperaturas. O vaso não precisa ser esmaltado tambem por dentro mas fica bonito.
Para o sistema de esgotamento e limpeza coloquei um registro simples de 1/2 afim de esgotar a agua que fixei com massa no vaso.
Para limpar ou trocar parte da agua basta abrir um pouco o registro. Para proteger os peixes e plantas instalei uma rede no fundo sob as pedras.

Sistema de drenagem
2.Enchendo:No fundo coloquei a tal tela e pedras.
Enchi e coloquei alfaces d'agua, uma muda que consegui de uma espécie chamada Cavalinha, e barrigudinhos contra a mosquitada.

Fundo com pedras
3. A noite:
Voilà, Olha o resultado!
Agora só falta as plantinhas multiplicarem. Adorei tambem o efeito da vela flutuante que lembra uma lótus!

Um comentário:

  1. Muito bom o "dog bar" as idéias e ideais!

    saudações do Rio Grande do Sul...

    Alberto

    ResponderExcluir