Paisag. Gigi Botelho |
No Feng shui fontes tambem atraem prosperidade e plantas e animais o bom Chi... ou seja, de todos os lados só vantagens!
Ahhh mas há desvantagens tambem... uma fonte em uma área aberta pode ser um foco excelente para mosquitinhos o que podemos contornar facilmente utilizando peixinhos. Pode-se criar realmente um sistema apto a diversas espécies ou utilizar, em fonte mais simples porem capazes de suportar, peixes chamados barrigudinhos. Um barrigudinho chega a comer 100 larvas de aedis por dia!
Em Sampa uma empresa criou tambem uma fonte diferente, dessa vez para os cachorros das redondezas e da própria empresa. O resultado: um luxo canino e um exemplo que existe gente bacana por aí!
Bom, mas vamos a minha fonte...
Toda vez que vou a Chácara Tropical no Itanhangá (Barra-RJ) fico namorando a profusão de vasos com pequenas alfaces d'agua e peixinhos que acabei por fazer um pequeno enquanto não monto um grande, um projeto que acalento. Bom, aqui vai o processo de montagem:
1. Vaso e sistema de esgotamento:
O Vaso deve ser do tipo esmaltado pois adquirem propriedades mais resistentes a agua quando cozidos em altas temperaturas. O vaso não precisa ser esmaltado tambem por dentro mas fica bonito.
Para o sistema de esgotamento e limpeza coloquei um registro simples de 1/2 afim de esgotar a agua que fixei com massa no vaso.
Para limpar ou trocar parte da agua basta abrir um pouco o registro. Para proteger os peixes e plantas instalei uma rede no fundo sob as pedras.
Sistema de drenagem |
Enchi e coloquei alfaces d'agua, uma muda que consegui de uma espécie chamada Cavalinha, e barrigudinhos contra a mosquitada.
Fundo com pedras |
Voilà, Olha o resultado!
Agora só falta as plantinhas multiplicarem. Adorei tambem o efeito da vela flutuante que lembra uma lótus!
Muito bom o "dog bar" as idéias e ideais!
ResponderExcluirsaudações do Rio Grande do Sul...
Alberto