terça-feira, maio 24, 2011

Gotejador para vasos (feitos por nós)

Tem meses que vejo as plantas de alguns canteiros da creche da minha pequena murcharem e morrerem cada vez que alguem esquece de regá-las... chego a sentir a aridez das raizes. Pensando nisso queria muito buscar uma solução e eu e minha caçula resolvemos botar as mãos na massa, ops, na terra!
-Gotejadores, eis a solução!!!

Infelizmente o conceito de reaproveitamento as vezes se contradiz e os gotejadores do mercado são a prova disso... você reaproveita a garrafa mas e o adaptador? Só se acha já industrializados e pior com plástico novo, nada reciclado, muito triste.
Sendo assim decidimos criar um e foi super simples.


1o. O conceito:
Esse adaptador foi comprado na frança e utiliza apenas saida de agua por baixo, sem furos para um escoamento permanente. Aqui a ideia é que o volume de agua seja correspondente ao calor e, consequentemente, a pressão exercida no interior da garrafa.




2o. Construindo:
Uma garrafa pet
Um cotonete
Uma latinha de aluminio
-Tesoura
-Cleartape (Silvertape transparente pra ficar mais bonitinho)
-Prego e martelo

Faça dois furos na tampinha com o prego e encaixe o cotonete cortado em dois, corte na diagonal para auxiliar ao enfiar nos orificios
Corte a latinha e retire o fundo e a tampa ficando só um retangulo de metal. Faça um cone, corte o excedente e feche com o clear tape.

 

Aqui a Luisa enfeitou toda a garrafa e ficou linda, deixamos uma faixa para visualizar o liquido dentro e tambem não pintamos em excesso para não acumular muito calor na garrafa. Lembrem-se que se usar cores muito escuras vai acabar virando um "aquecedor' e comprometer sua plantinha que receberá só agua morna...


3o. No vaso:
Deixamos por uma quase uma semana a garrafa no vaso e notamos que no periodo de calor a agua realmente   vai embora com uma rapidez maior mas mesmo assim aguentou quase 5 dias, assim que começou a refrescar e chover praticametne estagnou. Muito bacana!!! Feito, aprovado e funcionando!!!
Obs.: Qto maior o vaso mais gotejadores...


Depois de montado e testado Luisa levou para escola, espero que curtam bastante a nova brincadeira e as plantinhas dos canteiros tenham mais agua!

4 comentários:

  1. Eu vi essa ideia aqui em seu blog e resolvi fazer em casa.
    Nossa, a ideia é muito boa e fácil de fazer, fiz três em sei lá.. 20 minutinhos.
    Parabéns pela iniciativa e por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  2. Oi, povo, por favor, o cone da lata é para enfiar na terra do vaso e receber a garrafa para ficar em pé, é isso? e não fura o bumbum da garrafa? e a parte do algodão do cotonete fica para fora ou para dentro da garrafa?

    obrigada!!
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide,
      Isso mesmo, o cone funciona como uma base para você apoiar a garrafa. O cotonete fica por fora da tampa.
      A garrafa não fura pois ela trabalha na pressão, esse é o pulo do gato. A idéia é que em dias de calor goteje mais e dias frios menos. Tem uns que furam e usam aqueles tubinhos de soro usados em hospitais, bem legal tambem.
      Espero que curta bastante!!!

      Excluir