terça-feira, outubro 05, 2010

Saquinhos de plástico trocados por jornal!

A guerra, e mais que devida, contra as sacolinhas de plástico deixa a maioria das pessoas em alguns impasses como as compras a serem carregadas e o lixo domestico, até levar seu peludo para passear. Com novos processos existem soluções simplérrimas que na maioria das vezes passam desapercebidas.


Peludo na rua!
A maioria das pessoas sai com um monte de saquinhos... se fizer uma conta básica aí de 4 saquinhos por dia, 1460 saquinhos por ano!!! Utilize Jornal!!!


O saquinho das lixeiras é outro! 
Com algumas folhas de jornal você pode resolver a questão do lixo principalmente em lugares como o banheiro e a pia. A ideia é milenar e veio no Origami. Basicamente é a dobradura para o copo mas com seu tamanho aumentado... problema resolvido!


No site De Verde Casa (adoro esse nome), da Juliana Valentini tem um passo a passo incrível. Vou colocar aqui mas vale a pena ir visitar e ver mil coisas bacanas lá!

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

 Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

 É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

 Que tal?

 Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!


***Lembro que esse tipo de lixo pode ser reduzido enormemente! Primeiro a separação dos recicláveis e depois o material orgânico que podemos criar composteiras para nossa plantas.

Valeu, Juliana!!!

Ahhh e não vamos tambem esquecer que esse papo de plástico biodegradável mas que não é  está a maior palhaçada! Inventam um aditivo que acelera o processo de degradação em micro particulas e para onde elas vão? deixam de ser plástico??? Quando criarem uma sacola a base de amido ou algo assim a gente conversa. Até lá para mim  neeem pensar!

Um comentário:

  1. Raffa,
    muitíssimo obrigada pela visita, pelos elogios e pelo post tão simpático e com crédito! Seu blog também está muito bonito, parabéns!
    Um beijo grande,
    Juliana.

    ResponderExcluir