sábado, outubro 30, 2010

Criando alimentadores para aves

aledlewis.com
Falamos esses tempos em alimentadores ao invés de prender passarinhos... muito mais lindo é recebe-los que prende-los, tornando-nos amigos ao invés de ameaças. Humanos também podem ser gente boa!!!

Daí parti para criar mil alimentadores com o que tenho em casa. Você pode achar varias opções também bem legais nas pet-shops maiores. Aqui no Rio, no SAARA, há pelo menos 3 lojas que trabalham com esses alimentadores.


Os meus reciclados ficaram assim:




Alimentador de Garrafa-Pet
2 colheres de pau e uma garrafa-pet é tudo o que você usa de material nessa opção!
A colher de pau atravessa a garrafa criando assim de um lado um ponto de alimentação e no outro mais um poleiro.
Como funciona com armazenamento é importante manter afastado da umidade então deixe sempre em áreas cobertas. O ideal é uma varanda coberta e sempre próximo a vegetação, desde que esta não atrapalhe o acesso das aves. A ideia é conforto!


Detalhes importantes:
  • O orifício do cabo da colher de pau corte com uma faca olfa formando um asterisco. isso ajuda a fixar a colher.
  • O orifício da colher propriamente dita não pode ser grande para não vazar demais as sementes, qualquer coisa vá fazendo testes sempre do menor para o maior. A forma será sempre uma elipse.
  • Use garrafas menores para ter menos sementes (mas não mais vazia) e estar sempre com alimento fresco, qualquer coisa serre uma parte do cabo da colher mas sem dar aquela sensação de "colher-anã". 
  • Na tampa da garrafa use um pitão para ficar mais fácil de prender nos suportes. Com um preguinho faça a primeira marca para depois utilizar o pitão auto-atarrachante, é aquele que tem uma pontinha e entra nas peças perfurando-as.

 Ficou assim:



Comedouro de Garrafa
Ainda estou em processo de montagem mas já dá para ter uma ideia...
Peças de madeira se unem formando o fundo e a base para dar sustento a garrafa e ao pratinho. A madeira pode ser bem mais leve caso você venha a comprar as peças, só não esqueça de comprar de uma madeira boa pois estará exposta ao tempo mesmo que não seja diretamente na chuva.
A Garrafa funciona como um alimentador automático!

 

Ficam as ideias, divirtam-se criando as suas versões, suas inspirações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário