Atenção pois o bambu deve ser cortado nos meses secos pois assim retem menos agua e ficam menos suscetíveis a ataques de pragas. Outra dica é cortar proximo a lua minguante e na idade adulta, de 3 a 6 anos.
Com duas peças compridas para as pernas (mais grossas - 2 bases) e degraus com aproximadamente 50 cm (mais finos), utilizei fio de seda para fazer as amarrações e fixar os degraus.
Após fixar o primeiro degrau use uma outra peça de bambu como gabarito e tambem como apoio para as amarrações.
Um segredo para os degraus é sempre serrar próximo aos nós deixando os gomos fechados afim de não servir de esconderijo para pequenos animais ou reter umidade.
Dama da Noite
A dama da Noite se refere a muitas espécies porem a mais comum é o Jasmim-da-noite (Cestrum nocturnum). Um arbusto da familia das Solanáceas, originaria das Antilhas e Mexico, tambem é encontrada na India. Possui suas filhas lanceoladas e pequenas florescências brancas e as vezes amareladas que exalam seu perfume principalmente a noite. Essa espécie as vezes recebe o nome de Coirana e Jasmin-verde.
Outras espécies de plantas conhecidas tambem como Dama-da-noite:
Hylocereus undatus
Ipomea alba
Murraya paniculata
O Bambu
O bambu é usado a milênios na produção de uma infinidade de artefatos e construções. Por sua característica tubular e longilinea já é aplicado por si só uma uma serie de usos alem de ter sua fibra igualmente longa sendo capaz de ser desfiada e moldada em outras formas. Com o tratamento correto para cada aplicação é possível fazer durar muitos anos. No Oriente existem edificações de mais de 100 anos feitas exclusivamente em bambu.Ipomea alba
Murraya paniculata
O Bambu
Outras idéias em bambu:
(outras fontes)
De uma olhada em:
Bamboo Inspiration
Bambu Brasileiro
Rede Social do Bambu
Cursos:
Projetos sustentáveis com Bambu - PUC Rio
Ebiobambu RJ
Bons livros:
Os dois são verdadeiras bíblias com encaixes, tratamentos, ideias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário