quinta-feira, setembro 30, 2010

Alimentadores para aves e a alimentação adequada

Esse negocio de gaiola devia ser crime com todos os pássaros afinal quem gostaria de viver em cubículos?! Acho que nem o mais radical chinês viveria assim! Mas ao contrario, abandonar gaiolas e mudar de técnica para a hospitalidade é a melhor opção... Torne seu espaço irresistível!!!
Peça Ian Gil

Artifícios eficazes:


Plantas - Tenha plantas que atraiam pássaros. Beija-flores amam camarões amarelos e esponjinhas. Passarinhos amam as frutíferas como a Jabuticabeira e a Pitangueira que se desenvolvem maravilhosamente bem em vasos. Aproveite!

Casas de passarinho - Você pode oferecer hospedagem gratuita! Lance mão de algumas casinhas de passarinho. Há algumas dicas para posicioná-las mas isso é outro post...

Alimentadores - esse é nosso assunto!!!

sexta-feira, setembro 24, 2010

Flores Gourmets

O assunto realmente não é novo mas continua ficando lindo a mesa... Flores Comestíveis!
Na verdade já nos alimentamos regularmente de outras flores como o Brócolis, Couve-flor e Alcachofra mas pouco adicionamos pequenas flores em nossos pratos abandonando uma opção saudável e bastante colorida.
O mais engraçado que a maioria delas se desenvolve bem em um bom vaso de barro maiorzinho, ou seja, uma varanda e você pode colher suas próprias flores.

terça-feira, setembro 21, 2010

Era uma porta... virou um quadro de imãs!

Móveis antigos sempre estão ali a espera de uma reforma e sinceramente não há nada melhor que eles... as vezes é melhor reformar um sofá bom, com uma boa estrutura (e nesses casos você pode inclusive alterar braços e encosto) que comprar esses móveis novos feitos de madeira mal tratada e pouco resistente.

Aqui o achado foi um armário! Uma porta ficou toda destruída mas o armário em si e uma das portas estava em "quase" perfeito estado. A parte do armário virou uma estante de livros e por sorte ele inclusive já era todo estruturado por dentro e a porta... a porta virou um painel de imãs.

Super fácil de fazer!
Aqui virou um painel com jogos de imãs para adultos mas pode virar uma versão infantil e quem sabe fazer uma pintura divertida no fundo.


domingo, setembro 19, 2010

"Clean UP The World" – adiado por causa do tempo...

Infelizmente ontem a revolta de Ulmo estava enorme com a sujeira!

Se cancelam... A gente sai!
As 9:00 vários canoistas se encontraram em terra e descobrimos que o evento acabou tendo que ser cancelado... O tempo foi cruel. O mar estava muito irregular e o vento forte inibiu a maior parte das embarcações que partiram para alem da Baía de Guanabara.
Partimos então para um passeio afinal já estávamos todos ali na praia mesmo! O primeiro sinal que o mar realmente não estava para "não-peixes" foi uma embarcação pesqueira enorme do Sul atracada dentro da Baía, hoje era dia de peixe fora da rede. Fizemos um pequeno passeio da Praia da Urca até a Pedra do Anel na Praia Vermelha e ainda recolhemos algum lixo... voltei com garrafa pet e alguns sacos que insistiam em boiar. A agua, muito irregular dificultava ver as coisas bem mas alguma coisa fizemos. Na volta foi um bota fora que deu dó... remávamos os últimos 50 mts par não andar de volta, chuva e vento no rosto! Chegamos na PU e todos corremos para voltar para casa!

Obrigada Rodrigo, Bruno e Marquinhos, Tonho Caranguejo, Flavinha, Tuffi e Vini que juntos comigo encaramos o mar e fizemos nossa saudação, mesmo com a revolta, algo trouxemos do mar!!!

Clean UP The World - NOVA DATA!!!
O evento fica agora adiado para sábado que vem, dia 25 de Setembro.
Mesmo bat-horário, os mesmos bat-locais!!!

***O Blog As Beiradas do Rio colocou o relatório de coleta e modelo que seria utilizado no projeto, a idéia seria formar duplas e coletar e catalogar o recolhimento de material. No Blog Trilhas do Mar você já encontra a lista formatada para imprimir.

Torta de Santiago

Foto de uma doceria na Espanha
Tem dias em que não resistimos em preparar um doce...

As Amêndoas que conhecemos regularmente já vem beneficiadas e secas. Utilizamos para a culinária o tipo doce (Prunus amygdalu var. dulcis).
As Amêndoas são ricas em Magnésio, Vitamina E entre outros sendo super importante para o corpo juntamente com as nozes e outras castanhas. Fora que são uma delicia!!!


Tá bom, mas até aí eu já estaria atacando o pacote das Amêndoas... Então vamos para a parte do preparar o "pecado"!

sexta-feira, setembro 17, 2010

Chás plantados

Estar em contato com a natureza, reduzir o resíduo gerado e usar alternativas para produtos industrializados é algo de extrema importância hoje em dia. Estamos em um estagio onde ou alternamos totalmente a nossa pratica ou o ser humano cavará sua própria inexistência na terra, dele e de infinitos outros seres vivos causando um pulo na evolução. Se não mudarmos...
Bom, se a mudança está em pequenos atos... vamos ver como produzir chá sem sacanear a natureza e ainda nos remetendo ao trabalho com a terra!

Chás processados
Os chás são infusões de plantas e agua quente! Para isso toda semana compramos caixinhas onde parcas porções recebem mil embalagens e consomem energia absurda. Um saquinho de chá tem o seu próprio invólucro, o envelope de papel que protege o saquinho, a caixinha, o plástico da caixinha, a caixona que carrega caixinhas... aiai até doeu!!!


quarta-feira, setembro 15, 2010

Jardins submersos

Jason DeCaires Taylor é um artista de terra, ar e também por que não mar?!
Explorando a relação entre arte e meio ambiente, o artista cria suas esculturas para interagir com o espaço absorvendo e expandindo a paisagem.

Uma nova perspectiva
A vastidão do mar atraiu DeCaires, que já foi instrutor de mergulho. A  vastidão da paisagem, a iluminação absorvida pela agua em diferentes tons, o meio ambiente transformador, a vida marinha se tornaram chão para as obras mudando a perspectiva que conhecemos regularmente. Para se ter uma ideia objetos submersos parecem 25% maiores na agua, trazendo-os para mais próximo e maiores. Outro detalhe é a mudança do ponto de vista do observador em relação as peças, aumentando imensamente os ângulos de visão da obra.
DeCaires também faz questão se usar peças muito curiosas como calculadoras, telefones e itens atuais pois este será um legado para o futuro e tais objetos eternizados.
Arte, arte sem destruição, sem agressão e sim com função tambem, interage e favorece! Toda arte devia ser assim e não como aquele selvagem que prendeu um cachorro anêmico durante uma exposição (que dirá dar agua pro pobre animal)... isso não é arte, é crime!


terça-feira, setembro 14, 2010

Clean UP The World" – Limpeza dos Oceanos Rio de Janeiro 2010


Nesse final de semana rola o Clean UP The World!
Não podemos perder essa oportunidade de colaborar um pouco!!!




No dia 18 de setembro, sábado, será realizado o Maior Mutirão em prol do Meio Ambiente: o Clean Up The World 2010. Pelo oitavo ano consecutivo, mais de 8.000 voluntários irão retirar cerca de 40 toneladas de lixo, que estão contaminando a natureza e matando os animais marinhos.
Simultaneamente dezenas de locais estarão coordenados pelo Instituto Ecológico Aqualung – IEA realizando o Dia Mundial de Limpeza; que conta, pela primeira vez, com o Patrocínio da Transpetro e o Co-Patrocínio da Nova Rio e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).
Contaremos também com a participação de vários funcionários de mais 30 empresas apoiadoras do Evento; onde, mais uma vez, será um grande sucesso; e todos juntos contribuirão para a conscientização de Manter nossas praias, rios, lagos e lagoas Sempre Limpos.


domingo, setembro 12, 2010

Adesivos de parede que nada... Pinte e gere menos plástico!!!

Estão super na moda os adesivos de parede... Tá bom, são super práticos mas e um pincel na mão??? Fora que sinceramente haja plástico nesse mundo, ele não é nada "confortável"
Usar a criatividade e as próprias mãos tem uma vantagem incrível: sua arte é única! Dê uma boa pesquisada nas ideias que se encontram na rede, existem uma infinidades delas.
(desculpem as fotos, estão um lixo... vou registrar melhores)
Aqui usei a pintura em alguns pontos:





Parede e Mascaras
Pintei uma árvore afim de pendurar minhas mascaras. Como eram mascaras venezianas não podia ser qualquer árvore mas uma estilizada, por isso a opção por uma árvore sem folhas e com as pontas em curvas. Ainda gostaria de pendurar umas pequenas luminárias de velas mas ainda não tive paciência de furar a parede e assentar os ferros!
*A Tinta Acrílica usada na parede e corante Xadrez




sexta-feira, setembro 10, 2010

O lixo e nossa participação

O lixo é um dos maiores problemas das grandes e pequenas cidades. O lixo produzido pela população acumula ocupando grandes areas, contaminando os ambientes e diminuindo recursos.
Nossa postura diante o lixo pode mudar o nosso futuro. Reconhecer o quanto poluimos é o primeiro passo para assim poder compreender como e quando geramos tanto residuos e corrigir esses tantos pontos... Quando você começar a separar terá noção de quantos produtos utilizamos que geram muito lixo, infinitamente mais que o lixo organico ou o realmente desprezivel.