sexta-feira, setembro 24, 2010

Flores Gourmets

O assunto realmente não é novo mas continua ficando lindo a mesa... Flores Comestíveis!
Na verdade já nos alimentamos regularmente de outras flores como o Brócolis, Couve-flor e Alcachofra mas pouco adicionamos pequenas flores em nossos pratos abandonando uma opção saudável e bastante colorida.
O mais engraçado que a maioria delas se desenvolve bem em um bom vaso de barro maiorzinho, ou seja, uma varanda e você pode colher suas próprias flores.


Antes de qualquer coisa é importante frizar que as flores cultivadas como ornamentais apresentam vários produtos impróprios para consumo humano como fertilizantes e inseticidas. As flores cultivadas para consumo seguem o mesmo processo de outras hortaliças e legumes aí sim para o consumo humano. Atualmente nas feiras livres tem sido bem fácil achar flores comestíveis ou uma opção é planta-las! Mão a terra e cores no prato!!!
Também procure conhecer bem as plantas pois algumas podem ser tóxicas.
Livros, livros, pesquisa e mais uma vez mão na terra.


As Flores

Capuchinha (Tropaeolum majus)
Dizem que seu uso foi descoberto com a nouvelle cuisine... hoje a mais utilizada. Muito rica em vitamina C e Vitamina A, alem de Carotenóide.
Planta perene. Fácil de cultivar e muito coloridas. Sementes também utilizadas como "pimenta". Planta inteira comestível. Requer bastante sol.
Muito utilizada para saladas frescas, recheadas, cristalizadas, como guarnição. Gosto apimentado, alguns dizem lembrar Agrião.


Rosas
O cultivo das rosas é bem fácil mas o problema está nas formigas! Apaixonadas por rosas, elas tendem a devastar a roseira. Tome uma atitude e proteja sua roseira, a opção de um anel de tecido e graxa pode parecer estranho mas é bem eficiente.
Suas pétalas são muito utilizadas em xaropes, decoração de doces e salgados, geleias, sorvetes, manteigas e até gelos. A agua de rosas é um uso tradicional para suas pétalas.

Lavanda
Plantio comum sem muitas exigências, requer min. 4 horas de sol.
Utilizada para chás, bolos, biscoitos, xaropes, cheescakes, vinho, vinagretes entre outros. A lavanda tem um sabor peculiar com alguma lembrança cítrica.

Violetas (var. Viola odorata)
A var. Viola odorata foi a primeira espécie a chegar no Brasil pelo seu uso na culinária. Suas pétalas açucaradas eram um tradicional acompanhamento para chás e cafés.
Planta resistente, facilmente multiplicável por suas folhas.
Usada em doces, chás, bolos, geleias, manteigas aromáticas ou guarnições.

Amor perfeito
Flores comestíveis.
Flores mais delicadas, são boas para adornar até serem "degustadas". Usam também em sopas (no final, ao serem servidas navegando), doces, saladas de frutas. Seu sabor é ligeiramente adocicado.


Hibiscos (Hibiscus sabdariffa lineo)
O Hibisco é uma planta riquissima em usos que atravessou a história. De origem Asiatica hoje se tornou comum em muitos solos como no México, Jamaica, Sri Lanka. tem gente que chega a chama-los de nativos tamanho o tempo que convivem com essas flores confundindo a cabeça até dos locais!
Usa-se o cálice seco e pétalas.
Uso em saladas, Bebidas, geleias e xaropes. Seu uso deve ser comedido pois ele é um pouco acido e de sabor bem marcante.

Flor de cebolinha
Bom cultivo em vasos menores.
Sabor levemente acebolado, bom para "enriquecer" o sabor.

Flor de Alho
Mesma linha de uso da Flor de Cebolinha.

Dente de leão
Sol e espaço, gosta de solos drenados.
Utilizar as flores jovens em saladas. Sabor doce, parecido com mel.


Girassol
O cultivo do girassol ''e bem simples e requer bastante sol. O Girassol precisa de espaço para crescer, abuse de bons vasos.
Pétalas comestíveis pois o pólem pode causar alergia a pessoas que tem tendência..
As pétalas tem um sabor levemente agridoce, usa-se passar pelo vapor alguns segundos para tirar o amargo, mas eu uso muito agua e sal (igual as beringelas).

Flores de abóbora
As abóboras ocupam um grande espaço para crescer mas também crescem sobre qualquer coisa! As flores devem ser colhidas logo cedo para não murcharem.
A resistência das flores é excelente para serem recheá-las. 

Cravos
Pesquisando mais detalhadamente vi que dá tanta variedade que sinceramente dá um post completo... fico devendo!

Flores de temperos tradicionais
Você também pode usar as flores do Alecrim e Manjericão para saladas. Normalmente nos atemos só as folhas e esquecemos as flores!

Ainda achei mas nunca provei... Gerânios, Borago, Camomila (só chá), Calêndula (olha, mais que chá e travesseiros de Visconde de Mauá), Cravos, cravos, cravos de tudo que é tipo de pétalas e cores, Petunia, Anthirrinum majus... e mais uma infinidade. Vale a pena começar a se aprofundar no assunto. Existem livros fascinantes!

***Achei também este video com a herborista Sabrina Jeha, do Viveiro orgânico Sabor da Fazenda, para o Globo Rural. O vídeo é sobre capuchinhas, amor-perfeito e calêndulas.


Na culinária


Pizza de Flores de Abóbora
Uma maravilhosa ideia para toppings de pizza é muzzarella de bufala e flores de abóbora. A criançada adora colher e preparar a pizza... comer então! O preparo é bem fácil, cubra a pizza com flores de abóbora, a muzzarella em pedaços e um fio de azeite por cima e já pro forno... voilá! A pizza está pronta!!!

Outras ideias tentadoras:
Tartar de salmão com Capuchinha
Saladas verdes com flores
Vinagrete de Maracujá e flores de Amor-perfeito
Geleia de Rosas
Gelatina de agua de flor de Azahar
Salada de Crisantêmos



***Fontes das imagens utilizadas:
wikiHow
Lifecooler

Nenhum comentário:

Postar um comentário